A Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem realiza, nesta quarta-feira (23/11), mais uma “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas”, evento que acontece mensalmente em Contagem, quando o horário de visitação em um ponto de cultura é estendido a fim de que a população possa visitar e conhecer as exposições. Em exposição, dois projetos contemplados pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura - FMIC.
O local, que desde esta terça-feira (22/11) conta com a exposição do artista Alexandre Jr., intitulada, “Será que o hexa vem?”, terá a companhia, até o dia 16 de dezembro, da mostra “Reflexos de uma vida”, do fotógrafo, videomaker e produtor cultural, Daniel Márcio. Enquanto as figuras de Alexandre Jr. trazem uma sequência de imagens de futebol, construídas durante anos, todas envolvendo situações após a conquista do pentacampeonato mundial, Daniel Márcio foca em imagens de mulheres com idades avançadas e que possuem um legado.
Na visão de Daniel, trata-se de uma “mostra singular, inédita e provocativa”. Daniel conta que a ideia da mostra surgiu após assistir ao filme “Extraordinário”, lançado em 2017. “Ao ouvir a frase ‘todos nós temos marcas em nossos rostos; elas nos mostram para onde vamos e quem somos, são nosso mapa nesta vida’, eu tive a ideia de fotografar mulheres acima dos 60 anos, cujas trajetórias, às vezes, são invisíveis aos olhos”, explicou o artista, que inscreveu o projeto no Edital Movimenta Cultura e foi contemplado.
Sobre a exposição “Será que o hexa vem?”, Alexandre lembrou uma série de situações. “São várias figuras que foram retratadas a partir de momentos históricos. Algumas cenas que ficaram famosas, seja pelo lamento, pela queda de um jogador, mas também aquele sentimento que temos, de esperança de voltarmos a sermos campeões”. A mostra, em sua maioria com muita cor, fica na Casa da Cultura até o final de janeiro.
O projeto
O Projeto “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas” é um convite da Secretaria Estadual de Cultura para que bibliotecas e museus, em todo o Estado, ampliem o horário de funcionamento, uma vez ao mês, oferecendo ao público, no período noturno, a oportunidade de visitar e participar de exposições, saraus literários, clubes de leitura, encontros com escritores e escritoras, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, realizar o empréstimo de livros, entre outras atrações. Em Contagem, essa ação se dará sempre nas segundas quintas-feiras de cada mês.
Serviço
Exposições:
Será que o hexa vem? – Artista Alexandre Jr.
Reflexos de uma vida – Daniel Márcio
Local: Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem
Endereço: praça Vereador Josias Belém, número 1 - Centro
Horário: 9 às 17h (dia 23/11, até 22h)
Informações: (31) 3353-4222